O grande mal do Século: Ansiedade e Depressão, como tratar e seus sintomas!

fatores e causas que podem desencadear a ansiedade

Ansiedade pode aparentar algo normal não é mesmo?

Ficar ansioso antes de uma prova, antes do primeiro encontro ou até mesmo antes de tomar decisões importantes é um tanto comum, mas nestes e em muitos outros situações esse sentimento vem acompanhado de uma sensação de angustia e mal-estar.

Agora, vamos imaginar essas sensações ruins ocorrendo frequentemente seguida com sintomas de medo em situações simples do dia a dia.

Pois é, isso que ocorre com pessoas que são acometidas com o distúrbio de ansiedade.

No Brasil, este transtorno é Debatido amplamente por médicos competentes no assunto, pois, com a passar dos anos, a porção da população identificada com distúrbios psicológicos e emotivos só aumenta.

Em 2017, a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou dados relacionados a taxa de pessoas que possuem algum transtorno. Foi referido que 9,3% dos brasileiros já foi diagnosticado com ansiedade, nos pondo em primeiro lugar em todo o mundo. Estes dados atestam que este problema já é considerado como de saúde pública e que requer a adequada atenção de todos.

A ansiedade, após identificada pode ser tratada e os resultados positivos otimizam significativamente o cotidiano dos atingidos Fatos e causas que podem desencadear a ansiedade Os transtornos de ansiedade podem surgir a partir de vários elementos, que fazem parte da vida das pessoas.

É claro que esses fatores não são determinantes para desencadear o transtorno, mas segundo muitos estudos já efetuados sobre o assunto, as condições altas em consideração em relação ao aparecimento da ansiedade são:

Histórico familiar

Gênero (mulheres são mais afetadas)

Situação traumática ou estressante

Situação financeira (pobreza, desemprego, desigualdade)

Estresse excessivo

Personalidade (como pensar e agir)

Uso de drogas

Deficiência de nutrientes

Uso de álcool

Doenças respiratórias

Doenças crônicas

O transtorno de ansiedade pode causar inúmeros sintomas que podem atrapalhar o dia a dia. São sinais complexos de verificar que podem causar muito sofrimento. Os sintomas apresentados são:

ansiedade

Sintomas psicológicos da ansiedade

Irritabilidade

Angustia

Apreensão

Medo constante

Problemas de concentração

Preocupação excessiva

Dificuldade para dormir

Sensação constante de vai acontecer algo ruim

Excesso de pensamentos ruins

Sintomas físicos da ansiedade

Além dos sintomas emocionais pessoas com ansiedade pode apresentar desordens de características físicas que devem ser acompanhadas para que não haja problemas de saúde futuras

São elas:

Falta de ar

Dores do peito

Dor de barriga

Taquicardia

Náuseas

Fraqueza

Cansaço

Calafrios

Tremores

Tonturas

Boca seca

Sudorese

Ansiedade x depressão

Como já mencionamos a ansiedade é um distúrbio definido pela sensação de desconforto relacionado ao mal-estar, angústia e sensação de estar sempre com temor entre outros sintomas.

Já a depressão está ligada por quadros de tristeza imensa acometida por alterações na produção dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina.

O transtorno de ansiedade e a depressão são doenças que caminham lado a lado, além dos sintomas que são bem similares, alguns estudos já comprovaram que uma pode levar a outra.

distúrbios ligados a ansiedade

Deixe um comentário